Raças Raras

                                     Samoieda
   O samoieda é um lindo cão de trabalho, de tamanho médio, originário da região da Sibéria. Seus olhos são castanhos, de formato amendoado, que demonstram, ao mesmo tempo, inteligência e um olhar sempre alerta.



   O samoieda tem uma linda cabeça, com stop moderado e pelagem longa, branca ou creme.
   O samoieda é muito inteligente e precisa do amor do seu dono. Não é um cão que aceite ficar sempre preso. Gosta estar coma família, é companheiro, leal e muito afetuoso.


   O samoieda é ágil e bastante ativo. Os machos da raça devem medir, na altura da cernelha, de 51 à 56 cm, e as fêmeas de 46 à 51 cm. 
--------------------------------------------------
Cuvac
O cuvac eslovaco é um cão de aspecto imponente,tranquilo, seguro e valente. Sua origem é de pastoreio e é um excelente guarda. Seu temperamento é muito equilibrado, e é um cão afetuoso com o dono. O cuvac é originário das montanhas eslovacas. É muito fiel e afetuoso com o dono. É considerado, em seu país de origem, um parente próximo do Kuvasz, e é utilizado principalmente para guarda doméstica.
A altura dos exemplares adultos da raça cuvac eslovaco varia entre 60 e 70 cm. nos machos. Para as fêmeas o tamanho pode ficar entre os 55 e 65 cm, medidos sempre na altura da cernelha.

Os exemplares machos da raça cuvac eslovaco não devem pesar mais de 45 kg e as fêmeas devem apresentar peso em torno dos 40 kg.
---------------------------------------------------------------------
Bearded Collie
Apesar do seu nome, o bearded collie é um cão muito diferente do famoso collie de pelo longo.

O bearded collie é uma raça antiga. É indiscutível a presença da raça na Escócia já no século XVI. Era descrito por escritores daquele período como excepcional tocador de gado e sobretudo, eram admirados por suportar o frio dos invernos mais rigorosos.

O bearded collie é um cão vivaz, de constituição robusta, mas não pesada. Tem olhos grandes, de expressão doce e afetuosa.
A cauda tem comprimento médio, com pelagem longa e abundante. A pelagem do bearded collie é longa, áspera, não lanosa, com presença de um sub pelo macio e cerrado.

As cores aceitas são o cinza ardósia, o fulvo avermelhado, o preto, o azul, e todas as variações de cinza, marrom e areia, com ou sem as típicas marcas brancas do collie.

A altura da raça fica entre 53 e 56 cm para os machos, e entre 51 e 53 cm para as fêmeas, sempre medidos na altura da cernelha.
---------------------------------------------------------------
Bichon Havanês
O havanês é uma das variedades de cães da família canina Bichon, os quais provavelmente se originaram na área mediterrânea em tempos pré-cristãos.

"Todos os bichons são descendentes da mesma linha de sangue que produziu o barbet, ou spaniel d'água; opoodle; o cão d'água português; entre outros".

A família canina bichon consiste em várias raças distintas, inclusive o bichon havanês. Em ordem de popularidade da família Bichon nos E.U.A., estão estas raças: maltês, bichon Frisé, havanese, lowchen (pequeno cão leão), coton de tulear e o bolonhês.

Durante os dias do império espanhol, os capitães de mar transportaram Bichons para Cuba, os quais usaram como presentes para as mulheres da sociedade e com isto puderam manter lucrativas transações comerciais. Daí nasceu a lenda de uma raça original de Havana, capital de Cuba. Uma vez em Cuba, o bichon havanês (habaneros em espanhol) passou a viver exclusivamente nas mansões da mais alta classe social.

Os havaneses não eram comercialmente vendidos mas às vezes eram oferecido como um precioso presente para um amigo ou alguém que tinha executado um valioso serviço.
O bichon havanês, através de "contrabando", achou seu caminho para Europa onde ficou muito popular e foi reconhecido pelo "European Kennel Club". Era conhecido na Inglaterra como o "cubano" branco.

São conhecidas três famílias, que se acredita, podem ter deixado Cuba com o bichon havanês durante o tumulto político dos anos cinqüenta. É reconhecido que naquele tempo não poderia ter havido muitos destes cachorros mantidos por qualquer um. Estas três famílias exiladas trabalharam sozinhas na Flórida e na Costa Rica durante uma década para preservar a raça. "Atualmente, já existem cerca de 4.000 bichons havaneses registrados nos Estados Unidos e estima-se existirem em torno de 6.000 em todo o mundo". O bichon havanês está retornando à sua terra natal através de um projeto coordenado pelo "The Bichon Habanero Clube" , que está trabalhando numa ação com aproximadamente 15 cachorros e supervisionando o programa de procriação de perto.

No Brasil, o primeiro bichon havanês chegou no dia 17 de agosto de 1997, vindo da cidade de Doetinchem, na Holanda e importada pelo Star Company Kennel. Este primeiro exemplar a ser registrado no Brasil é uma fêmea de cor creme, chamada "A Maiden Effort's Oh-Delaylah".
------------------------------------------------------------------------
Pastor Dos Pirineus
cão da montanha dos pirineus é um cachorro de grande porte, considerado um parente próximo dokuvasz (pastor húngaro) e do pastor maremano.

Como seu próprio nome indica, trata-se de um cão da região dos Pirineus, onde atua como guardião de rebanhos, aos quais defende principalmente de predadores como o urso.
A altura dos machos da raça cão da montanha dos pirineus pode variar de 70 cm a 80 cm. Já para as fêmeas da raça, o tamanho varia de 65 cm a 72 cm, medidos sempre na altura da cernelha.

O peso do cão da montanha dos pirineus não deve ultrapassar os 55 kg, no caso dos machos. Já para as fêmeas, o peso não deve ultrapassar os 45kg.
-----------------------------------------------------------------------
Westie
O west highland white terrier, ou westie, é um pequeno terrier, de boa estrutura, e bem proporcionado. A pelagem ideal é dura e lisa, de coloração branca, como define o nome da raça.

Sempre alerta, o westie é corajoso e tem personalidade forte. Gosta de crianças e de outros cães e é amigável com estranhos. Pode estranhar um pouco, se irritado, mas não tem um temperamento difícil, típico de alguns terriers.
Os olhos dos exemplares da raça west highland white terrier são castanho-escuros, amendoados, de tamanho médio, olhar inteligente e curioso. O anel ao redor dos olhos é preto, e a pele deve ser, preferecialmente, bem pigmentada. As orelhas do westie são pequenas e perfeitamente eretas, e jamais devem ser cortadas. O focinho é curto, com stop bem definido. O westie tem, em média, 28 cm, medidos na altura da cernelha. O peso dos exemplares adultos geralmente fica entre os 7,5 kg e 8,5 kg.

----------------------------------------------------------------------
Bouvier de Flandres
O bouvier de flandres é um legítimo boiadeiro, de aparência rústica e forte.

Muito musculoso e ágil, o bouvier de flandres é um cãode muitas habilidades.

Seu pelo áspero e denso, e a sua resistêcia e força fazem do bouvier um cão apto a executar os mais difíceis e duros trabalhos. O bouvier de flandres é umcachorro muito equilibrado. É um cão corajoso e excelente guarda
É uma raça muito leal, que defende seu dono e sua família. Sua agilidade impressiona, e o temperamento tranquilo aliado a grande inteligência tornam o bouvier de flandres um cão de fácil adestramento.

A tamanho de um exemplar adulto da raça bouvier de flandres deve estar entre os 62 e os 68 cm, no caso dos machos. Já as fêmeas devem estar entre os 59 e os 65 cm, medidos sempre na altura da cernelha. O peso do bouvier de flandres deve ficar entre os 30 e 40 kg, em média.
-----------------------------------------------------------------------
Cão D'água Português
cão d'água português é um cão resistente e elegante. Muito companheiro, os exemplares da raça são conhecidos por suas habilidades originais, o nado e o mergulho.

O cão d'água português é muito forte, corajoso, tem ótimos olfato e visão. É um cachorro que precisa exercitar-se, principalmente enquanto filhote. É alegre, tenaz e voltutarioso.
O cão d'água português , definitivamente não é um cão que se adapta a viver confinado em um canil. Gosta de companhia, adora a família e precisa sentir-se parte dela.

A pelagem do cão d'água português é também muito resistente, ajudando o cão a executar suas tarefas na água. O tamanho do macho é, em média de 54 cm, e de 46 cm, em média, para as fêmeas.

------------------------------------------------------------------------------------
Scottish Terrier
Scottish Terrier
O scottish terrier, ou terrier escocês é uma raça reservada e independente, mas muito corajosa e extremamente inteligente. O scottish terrier é ummaravilhoso companheiro, rápido, ativo, e que ficou famoso por causa da embalagem de whisky escocês.

O scottish terrier é um cão amável, leal, corajoso, está sempre alerta, e não é agressivo.

O scottish terrier tem as orelhas eretas, olhos de formato amendoado, castanho-escuros, e rabo de tamanho moderado.
Tem uma pelagem dupla, bem aderente ao corpo, com sub-pêlo curto, denso e macio, e uma capa exterior mais dura, formando uma proteçãoimpermeável. As cores são preto, brindle ou trigo. De porte médio, o scottish terrier mede de 25,4 à 28 cm. na altura da cernelha, e pesa de 8,4 à 10 kg, de acordo com o padrão oficial internacional da raça.
----------------------------------------------------------------------
Braco Húgaro De Pulo Curto
O braco húngaro de pelo curto, também conhecido como vizsla, tem aptidão nata às atividades de caça. É um cão rápido, elegante, obediente, atento e possui um olfato muito sensível. Nem agressivo nem tímido, o braco húngaro de pelo curto tem caráter dócil, equilibrado, e apegado ao dono. O vizsla não suporta ser tratado com brutalidade.

É um cão de aspecto robusto, embora leve, de estatura média e movimentação elástica.
Seu focinho é longo, quadrado, não afilado. Os olhos são castanho escuro, nem fundos nem proeminentes. A pelagem do vizsla é curta, densa e dura ao toque. Todos os tons entre o amarelo trigo, dourado-avermelhado e o areia-escuro são admitidos.

A altura média dos exemplares machos da raça vizsla fica entre 58 e 64 cm. Já as fêmeas devem ficar, em média, entre os 54 e 60 cm, sempre medidos na altura da cernelha.
-----------------------------------------------------------------------
Akbash Dog
É um cão pastor, nativo das planícies e montanhas da parte ocidental da Turquia. “Como um típico cão ovelheiro, o Akbash é ágil, forte e, ao mesmo tempo, muito veloz.”

É um excelente cão de guarda, de grande porte e aparência nobre e imponente.
A altura de um exemplar macho, fica, geralmente, entre os 76 e os 86 cm., medidos na altura da cernelha. As fêmeas devem medir, em média, de 71 a 81 cm.

O peso máximo para os machos é de 60 kg e para as fêmeas, 50 kg.
----------------------------------------------------------------------
Barnese Mountain Dog
É um grande companheiro. Muito leal, o bernese moutain dog é um cão de porte grande, que gosta e precisa de companhia. Muito inteligente, o Bernese é forte e ágil o suficiente para desempenhar o seu trabalho nas regiões montanhosas, de onde a raça se origina.

Excelente para o trabalho, o bernese mountain dog foi usado por muito tempo como cão pastor, e guarda territorial. Hoje em dia, são usados principalmente para guarda e companhia”.
O bernese mountain dog, também chamado de boiadeiro bernês, possui um temperamento bastante equilibrado, alegre, gentil, nem tímido nem agressivo. 

É um cachorro que adora a família, e prefere estar sempre por perto.

O Bernese Mountain Dog mede de 64 cm a 70 cm, na altura da cernelha (machos) e de 58 cm até 66 cm (fêmeas). O peso de um cão adulto pode chegar aos 45 Kg.

---------------------------------------------------------------------
Briard
De origem francesa, o briard (pastor de brie) é uma raça antiga. A literatura francesa começa a fazer referências frequentes ao briard já no século XIII.

O briard é um cão rústico, elástico, musculoso, de andadura vivaz e desperta. A cabeça é longa, os olhos são grandes, não amendoados, escuros, de expressão inteligente e tranquila. Tem cauda íntegra e espessa, com a ponta em forma de gancho.
A pelagem do briard é longa, flexível, seca (pelo de cabra). Preferencialmente, a cor deve ser escura, podendo apresentar tons grisalhos, no entanto todas as cores uniformes são admitidas, exceto o branco.

O tamanho ideal para os exemplares machos da raça briard varia entre 62 cm e 68 cm, enquanto para as fêmeas, o tamanho ideal fica entre 56 cm e 64 cm, sempre medidos na altura da cernelha.

----------------------------------------------------------------------