Guia De Raças


                                                                Akita Inu

  Um cão  de pêlo duro e sub-pêlo oleoso, excelentepara caça na água, pois seu pelo é praticamente impermeável e resistente ao frio. Dotado de um olfato apuradíssimo, ele foi desenvolvido para caçar nútrias dentro da sua toca, que se localizavam às margens dos rios.

  São cães de tamanho médio, expressão atenta e movimentos muito ágeis e precisos.

  A altura varia de 58,5 à 61cm. na altura da cernelha para os machos, e de 50 à 58,5cm nas fêmeas e o peso é, em média, de 20 kg.


----------------------------------------------------------------------------
Samoieda
O samoieda é um lindo cão de trabalho, de tamanho médio, originário da região da Sibéria. Seus olhos são castanhos, de formato amendoado, que demonstram, ao mesmo tempo, inteligência e um olhar sempre alerta.

O samoieda tem uma linda cabeça, com stop moderado e pelagem longa, branca ou creme.
O samoieda é muito inteligente e precisa do amor do seu dono. Não é um cão que aceite ficar sempre preso. Gosta estar coma família, é companheiro, leal e muito afetuoso.

O samoieda é ágil e bastante ativo. Os machos da raça devem medir, na altura da cernelha, de 51 à 56 cm, e as fêmeas de 46 à 51 cm.

-------------------------------------------------------------------

Afghan Hound
O Afghan Hound é um cão de aparência nobre, elegante, forte, de expressão "oriental" e imponente. Como o próprio nome da raça sugere, o Afghan Hound é um galgo de origem afegã, descoberto pelo mundo ocidental no século XIX. Seu passado mais remoto, entretanto, é pouco conhecido. 

As especulações sobre a origem da raça são muitas, e alguns acreditam que o Afghan Hound já existia no Egito há milhares de anos. Originalmente utilizado para a caça, os Afghan Hounds são versáteis, rápidos e muito ágeis. Sua cabeça é alongada, o stop é leve ou inexistente, e a mordedura deve ser em tesoura ou torquês.

A trufa é preferencialmente preta, ou fígado, no caso dos exemplares de cores mais claras.

As orelhas do Afghan Hound são de inserção baixa, bem próximas à cabeça e cobertas por uma linda pelagem, longa, fina e sedosa.

No focinho tem pelagem curta, e sobre a cabeça tem um lindo topete.

De grande porte, os Afghan Hounds machos devem medir entre 68 cm. e 74 cm., na altura da cernelha. Já a altura das fêmeas deve ficar entre os 63 cm. e os 69 cm.

----------------------------------------------------------------
Airedale Terrier
Um cão  de pêlo duro e sub-pêlo oleoso, excelentepara caça na água, pois seu pelo é praticamente impermeável e resistente ao frio. Dotado de um olfato apuradíssimo, ele foi desenvolvido para caçar nútrias dentro da sua toca, que se localizavam às margens dos rios.

São cães de tamanho médio, expressão atenta e movimentos muito ágeis e precisos.

A altura varia de 58,5 à 61cm. na altura da cernelha para os machos, e de 50 à 58,5cm nas fêmeas e o peso é, em média, de 20 kg.

-------------------------------------------------------------------
Basset Hound
Trata-se de uma raça recente. Foi trazida da Inglaterra no século XVII. Sua apresentação oficial, foi no ano de 1883, quando foi reconhecida pelo Kenel Clube Britânico. Havia muita divergência entre os criadores que desejavam acentuar qualidades estéticas, ou realçar algumas características de cão de caça. Este conflito, influiu na popularização da raça. O Basset Hound só se tornou popular quando introduzido nos Estados Unidos.

É um excelente farejador, de temperamento calmo eamável. É extremamente manso, apegado ao dono e carinhoso. Muito resistente no trabalho de campo, o Basset Hound é capaz de fazer grandes caminhadas.

Acostumado a viver em matilha, não é um cão agitado, agressivo, ou tímido. Gosta de uma boa soneca e não necessita de grandes doses diárias de exercício. Pequenas caminhadas são suficientes para não torná-lo um cão obeso.

É uma raça de pernas curtas, e a sua ossatura é mais pesada em relação a altura, do que qualquer outra raça. O tamanho máximo do Basset Hound, medido na altura da cernelha é de 35 cm. O pêlo é curto, liso, áspero e aderente, denso o suficiente para suportar qualquer condição climática. Todas as cores características dos hounds são aceitas. Sua pele é frouxa e elástica.

------------------------------------------------------------------------
Beagle
Trata-se de uma raça muito antiga. O Beagle é o menor dos sabujos da Grã-Bretanha. Apesar de serem pequenos, são cães muito ágeis, utilizados para caçarcoelhos por serem excelentes farejadores.

O temperamento do beagle é bastante equilibrado, não apresenta agressividade, nem timidez.

É alegre, ativo, corajoso e inteligente. Sua função principal é a caça à lebre. Seu pelo é liso, denso, nem muito curto, nem muito fino. Qualquer cor é admitida, à excessão da cor fígado.

A altura do beagle fica entre os 33 cm e os 40 cm, medidos na altura da cernelha.

----------------------------------------------------------------------
American Pitbull
O American Pit Bull Terrier é um cão de porte médio, de constituição sólida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Se apresenta em todas as cores e marcações, combina resistência e atleticidade com graça e agilidade.

A raça foi desenvolvida para o combate, e suas principais características são a auto-confiança, a agilidade e a sua incrível resistência.

É uma raça fiel e bastante apegada ao seu dono.

Ao contrário do que muitos pensam, o American Pit Bull Terrier é bastante amigável com os seres humanos. 

É admirável  seu carinho com as crianças, e sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que não faz da raça a mais indicada para guarda de propriedade.

------------------------------------------------------------------------
Bichon Frisé
De origem francesa, o Bichon Frisé é um simpático cão  de pequeno porte, alegre, festivo e dócil. É bastante ativo, gosta de brincar e precisa exercitar-se regularmente.

De andadura leve, o Bichon Frisé tem um focinho médio e uma bela pelagem longa e cacheada. Seu pêlo crescecontinuamente, necessitando tosa regular.
As bordas dos olhos e as pálpebras são escuras, os olhos são de forma arredondada, de olhar muito vivaz.

As orelhas caídas são bem guarnecidas, e também apresentam pelagem longa e cacheada. A cauda é levada alta, e sua pelagem é fina, sedosa, com aprox. 7-10 cm. A altura máxima desejada para o Bichón Frisé é de 30 cm.

-----------------------------------------------------------------------
Boxer
Nesta raça, a harmonia das formas não está separada de múltiplos dotes de inteligência e caráter. Um lindocão  de trabalho e exposição, o Boxer tornou-se muito popular nas últimas décadas, em grande parte por seu notável valor, tanto em tarefas de defesa, como deproteção.

De origem alemã, o Boxer é um cão de tamanho médio e pêlo raso e robusto. De estrutura curta, quadrada e ossos fortes, o Boxer movimenta-se com vivacidade, força e nobreza. Sua pelagem é curta, reluzente, muito aderente, amarela ou tigrada. Seus olhos são castanhos, e as orelhas implantadas altas, amputadas em ponta, discretamente longas.

O caráter do Boxer é um fator muito importante. O cão deve ser fiel ao dono e a à casa inteira, vigilante, sempre alerta e desconfiado com estranhos.

Em família é inofensivo, tem temperamento sereno eafetuoso durante as brincadeiras.

É de adestramento fácil, e é muito leal, sem falsidade ou malícia, nem sequer na idade avançada. 

Os machos medem de 57 a 63 cm., na altura da cernelha, e as fêmeas, de 53 a 59 cm. O peso deve estar de acordo com a altura do cão, ficando, em média, de 28 kg. a 30 kg. 

-------------------------------------------------------------------------
Collie
Uma das principais características do Collie é a inteligência, que aliada ao seu dote físico, lhe permite desenvolver não só tarefas que lhe são próprias, isto é, as de cão pastor, mas também as de adestramento policial, guarda, caça e obediência.

A estrutura física do Collie expressa força e agilidade. Conquista imediatamente como cão de grande beleza, demonstrando dignidade e nobreza, com cada zona do seu corpo bem proporcionada ao conjunto.

A altura varia de 56 cm. a 61 cm. para os machos; de 51 cm. a 56 cm. para as fêmeas, medidos na altura da cernelha. O peso pode variar de 18 a 29 kg.

A pelagem confere harmonia à forma do cão. Na variedade de pêlo longo (Rough Collie), a pelagem é muito densa, tem cobertura áspera e subpêlo suave e compacto, quase ocultando a pele. A coloração admitida inclui três tons: marta e branco, tricolor e azul merle.

------------------------------------------------------------------------
Bull Terrier
As características do Bull Terrier, tal qual o conhecemos hoje, foram fixadas a mais ou menos um século, e em sua origem, encontramos muito do Bulldog Inglês, que foi criado para lutar contra touros, em exibições públicas.

Alguns criadores, buscando exemplares mais ágeis, e lutadores imbatíveis, cruzaram o Bulldog com o antigo Terrier Inglês Branco, muito difundido na época. Os primeiros exemplares mostraram-se muito volumosos, e diferentes entre sí. Mais tarde, através de cruzamentos com o Dálmata e terriers ingleses brancos, o Bull Terrier tornou-se o cão ágil e forte que conhecemos hoje.

O Bull também foi usado para caçar ratos, e hoje em dia é um grande guarda e um ótimo companheiro.

É um cão de constituição sólida, ativo, simétrico, de expressão profunda, decidida. Obediente e tolerante frente à disciplina.

Os olhos são fundos, pequenos, amendoados, o mais escuros possível, de olhar penetrantes. As orelhas são eretas, finas, próximas entre si.

A cauda não é muito curta, de inserção não muito alta. A pelagem é curta, compacta, reluzente, um pouco dura ao tato.

------------------------------------------------------------------------
Chow Chow
Esta esplêndida raça, conhecida como Spitz Chinês em alguns países, está sendo muito difundido em todo o mundo.

O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público.

O Chow-chow é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, é ótimo caçador de presas selvagens, além de um incansável cão de tração.

É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto.
Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente amendoados.

As orelhas do Chow-chow são, pequenas, grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa.

A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.

A altura mínima para a raça é de, cerca de, 45 cm., entretanto o a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto.

---------------------------------------------------------------------------
Cocker Americano
Obtido nos Estados Unidos através de cuidadosasseleções realizadas com o Cocker Spaniel Inglês, a variedade norte-americana diferencia-se principalmente por algumas características como estatura, coloração da pelagem, orelhas, etc.

A popularidade da raça é notável. Trata-se de um cãoafetuoso e muito fiel. O Cocker Americano adapta-se muito bem a vida em família, motivo que o tornou ainda mais conhecido como cão de companhia que o Cocker Inglês.

No campo, o Cocker Americano mostra-se excelentecaçador, resistente, ágil, veloz e sempre incansável na busca.

É um cão de aspecto agradável, vivo e alegre, robusto e equilibrado em todas as partes. 

Quando está em ação, o cocker deve demonstrar aptidões para o trabalho, sem desequilíbrio no comportamento, nem timidez.

Seus olhos são redondos e cheios, suas orelhas lobulares, tem inserção baixa, coberta com pêlos longos, e sedosos, lisos ou ondulados. Quando o cão está em atividade, o movimento da cauda é incessante.

A pelagem na cabeça é curta e no corpo aderente e levemente ondulado, nunca encacheado, de textura sedosa e comprimento médio.

A altura do Cocker Americano é, em média, de 38 cm. na altura da cernelha, para os machos, e de 35,5 para as fêmeas.

---------------------------------------------------------------------
Bullmastiff
Com a finalidade de obter tudo o que se pode desejar de um cão de guarda, criadores britânicos decidiram somar aos dotes do mastiff inglês algumas características de outras raças de grande porte.

A nova raça, obtida provavelmente do cruzamento do mastiff inglês com o bulldog, foi reconhecida oficialmente em 1924.

O bullmastiff é um excelente  cão de guarda, apreciado em todo o mundo. Ao mesmo tempo, é uma raça muito dócil com os famliares e com as crianças, demonstra fidelidade e equilíbrio.

O temperamento do bullmastiff é uma mistura dealegria, seriedade, atividade, resistência e vigilância.
O focinho do bullmastiff é curto, a mandíbula é larga, com mordedura preferencialmente em torquês. No entanto, é admitido um leve prognatismo inferior.

Os olhos são escuros, ou avelã, de tamanho médio. A pelagem do bullmastiff é curta e dura, bem assentada ao corpo. A raça apresenta uma típica máscara preta, assim como tons mais escuros próximos aos olhos, que são contornados de preto. Qualquer tonalidade de tigrado, fulvo ou vermelho é admitida para a raça.

A altura do bullmastiff varia de 63,5 a 68,5 cm para os machos, e entre 61 e 66 cm para as fêmeas, medidos sempre na altura da cernelha. O peso da raça varia de 50 a 59 kg para os machos, enquanto as fêmeas tem peso entre 41 e 50 kg.

-----------------------------------------------------------------------
Dálmata
Sua simpática vivacidade aliada a suas linhas harmoniosas e, principalmente a sua típica pelagem manchada fazem dele uma raça apreciada em todo o mundo. É, hoje em dia, um cão de companhia, que se destaca por sua inteligência e fidelidade ao dono.


Sua origem, parece ser antiga, apesar de poucos autores concordarem com a mesma teoria .Ilustrações descobertas na Grécia e no Oriente, reproduzem cãesiguais ao Dálmata atual em linhas e pelagem. Alguns o consideram de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns países como Pequeno Dinamarquês. É, de fato, muito difundido, ainda hoje, na Dinamarca.

Houve uma época em que o Dálmata era usado também como cão de caça, pois é dotado de um impressionante olfato. É, também, considerado umexcelente cão de guarda, embora seja quieto e só lata quando realmente necessário. É um cão ativo e muito musculoso, de grandes linhas simétricas.
Seus olhos são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantação um pouco alta são de tamanho moderado. A calda não é muito longa, é forte na raíz e vai-se afindo gradativamente até a ponta.

A pelagem é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante. A cor e as manchas representam os elementos mais importantes. A cor básica, em ambas as variedades é sempre o branco puro, sem mescla. A cor das manchas, na variedade com manchas cor de fígado, deve ser o castanho fígado; na variedade com manchas pretas, ao contrário, preto; quanto mais numerosas as manchas melhor. As manchas da cabeça, do focinho, das orelhas, dos membros e da calda devem ser menores que as do corpo.

Os exemplares machos medem de 55 à 60 cm.; na altura da cernelha. As fêmeas medem entre 50 e 55 cm. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22,5 kg.

-------------------------------------------------------------------------------
Maltês
O seu pelo longuíssimo é uma das características que o torna muito atrativo. É inteligente e afetuoso com o dono, alegre, expressivo, qualidades que fazem dele um maravilhoso cão de companhia.

A conformação geral do maltês é a de um cão pequeno em relação à sua forma. É um cão elegantíssimo, com cabeça, calda, membros cobertos de pêlo sedoso, branco, muito brilhante e longo.

O maltês mostra-se inteligente, de caráter vivaz e bastante apegado ao dono. figura entre os cães de companhia preferidos, pela brancura e vistosidade da rica pelagem.
Os seus olhos expessam vivacidade e inteligência, são grandes e redondos; as orelhas tendem a ser triangulares de inserção larga e alta. São totalmente cobertas de pêlos longos, espessos, não ondulados, que chegam, pelo menos à ponta dos ombros.

O Maltês tem pelagem densa, clara, brilhante, pesada, muito longa e de textura sedosa. O comprimento médio do pêlo é de 22 cm.

Os exemplares machos da raça medem entre 21 e 25 cm., e as fêmeas entre 20 e 23 cm. O peso fica entre os 3 e 4 kg.

----------------------------------------------------------------------------
Lhasa Apso
O Lhasa é um excelente cão de companhia, vindo do cruzamento entre o Terrier Tibetano e o Spaniel Tibetano.

De caráter alegre, cheio de segurança e desconfiado com estranhos, o Lhasa é um grande companheiro e também um cão de sentinela. Tem ouvido apuradíssimo, percebendo barulhos em longa distância. Seus olhos são escuros, de tamanho médio.

A cauda é provida de franjas abundantes e é levada acima da garupa. A pelagem do Lhasa Apso é pesada, reta, dura, suficientemente longa e de sub-pêlo espesso.

A altura da raça fica entre os 22 e 25 cm., medidos na altura da cernelha. São muitas as cores aceitas, os exemplares mais facilmente encontrados são brancos com manchas em tons de caramelo ou pretas.

-------------------------------------------------------------------------
Shar pei
Vindo provavelmente das aldeias que rodeiam o marda China Meridional, o shar pei é uma raça inteligente, leal e alerta.

O shar pei possui pelagem curta e dura, sem sub-pêlo, e nunca deve ser tosado. Todas as cores sólidas são aceitas para a raça, exceto o branco.

De tamanho mediano, o shar pei é uma raça que possui de 44 à 51 cm, medidos sempre à altura da cernelha. É um fantástico companheiro, calmo, independente, e muito afetuoso à família.

As rugas sobre a cabeça e a cernelha são as características mais marcantes da raça shar pei.

------------------------------------------------------------------
São Bernardo
O são bernardo (saint bernardshund) pertence ao segundo grupo (cães de trabalho), e é considerado umcão de guarda e de salvamento. É um cachorro forte, de peito bem arqueado e ombros largos. É um excelente companheiro, que adora as crianças. Respeita seu dono, é fiel e devotado à sua família. É muito tranquilo e gosta de companhia.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o são-bernardo não é um cão de difícil manutenção. Apesar de precisar de exercícios diários, mesmo depois de adulto, ele não precisa de tanto espaço. Um bom passeio de coleira diariamente trará a dose ideal de exercício para o cachorro que não tenha muito espaço em casa.

Para as crianças, o são bernardo é um grande amigo. Sempre muito bem humorado, adora uma boa brincadeira.

Faz novos amigos com facilidade, mas na ausência de seu dono, o são bernardo tende a defender seu território, procurando afastar qualquer pessoa estranha à casa.

O tamanho mínimo para um são bernardo macho é de 70 cm. na altura da cernelha, e para as fêmeas, 65 cm. Os exemplares da raça de pelo curto são geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg (fêmeas). Os machos de pelo longo pesam entre 80 kg e 100 kg, enquanto as fêmeas pesam até 85 kg.

----------------------------------------------------------------
Old English Sheepdog
Este simpático cão pastor, se difundiu, principalmente na Inglaterra, e tem como características a inteligência, a afetuosidade, seu jeito e latido inconfundíveis. É um cão de aspecto robusto, compacto, perfeitamente simétrico.

O corpo do Sheepdog é totalmente coberto por uma bela e abundante pelagem longa, formando cachos.
--------------------------------------------------------------------